Trio Üryan
Trio violoncelo, saz, voz e percussão
Üryan (nu, despido, em turco) resulta do encontro entre três músicos com percursos musicais distintos que, juntos, criam uma sonoridade particular em torno da tradição musical dos Balcãs até ao Cáucaso, com arranjos e originais. Juntos, em palco, partilham o seu fascínio pela música, num registo intimista.
Anatólia, uma terra onde o sol nasce do leste, um antigo solo de tradições, sabores e cores diversos, é o palco musical de Üryan. Os três músicos de Üryan conheceram-se em Lisboa, ligados através de uma paixão comum pela música desta região. De diferentes origens culturais e musicais, os músicos exploram novas formas de entrar em diálogo com os seus instrumentos, cada um com um historial diferente de actuações. Juntos, criam novos arranjos e espaço para a criatividade e improvisação nas suas performances. As músicas apresentadas neste programa partilham um sentido de espiritualidade e do lado divertido da vida. Vida e profundidade entram em diálogo em perfeita harmonia com “as leis da vibração e do ritmo”.
Gulami Yesildal é cantor e multi-instrumentista. Nascido na Turquia, educado na Holanda e na Índia, veio até Lisboa numa grande viagem musical pela Europa. Toca “Saz” (Turquia), “Oud” (Oriente Médio), “Tar” (Irão) e “Sarod” (Índia). A viver na Mouraria há quatro anos, tem tido a oportunidade de participar em diferentes projectos em Lisboa e em todo o país.
Tiago Santos, multi-instrumentista especializado em percussão tradicional portuguesa e percussão oriental, colaborando com artistas nacionais e internacionais nos mais variados estilos e géneros musicais. Autodidacta em instrumentos de corda e sopro, teve como formação musical bateria jazz, adquirindo ao mesmo tempo aulas informais de sonoplastia e de conceitos e técnicas de gravação. As viagens permitiram a recolha de material fonográfico, várias entrevistas e aulas musicais, não só em Portugal mas também em Espanha, Marrocos, Brasil, Turquia, Irão, Senegal.