Carlos Cesar Motta
baterista e percussionista do Rio de Janeiro
participa em projetos relevantes no cenário musical do Brasil e da Europa
influências africanas na génese da música brasileira e latina
Carlos Cesar Motta, baterista e percussionista do Rio de Janeiro, hoje estabelecido em Portugal, atua em concertos e participa em projetos relevantes no cenário musical do Brasil e da Europa. Durante mais de 10 anos, trabalhou como músico da cantora Maria Bethânia, considerada uma das artistas mais importantes da Música Popular Brasileira. Com Maria Bethânia, Carlos Cesar gravou três DVDs ao vivo e atuou em várias cidades do mundo.
Começou os seus estudos aos 12 anos com os mestres Dámaso Cerruti e Bituca, e mais tarde com Marcos Suzano, Ney de Oxóssi, Xande Figueiredo, Celsinho Silva, Oscar Bolão e Edu Ribeiro. Carlos Cesar possui uma licenciatura em Educação Musical pela UNIRIO.
Em 2018, deu início ao projeto Carlos Cesar Trio e, em 2023, lançou o seu primeiro álbum a solo, intitulado “Viramar”. Como investigador, Carlos Cesar desenvolve um método de adaptação de padrões de percussão brasileira para a bateria. Além disso, ministra masterclasses em várias cidades do Brasil e da Europa, ensinando sobre as influências africanas na génese da música brasileira e latina.
Carlos Cesar já atuou em locais relevantes como o Carnegie Hall (Nova Iorque), Salle Pleyel (Paris), SouthBank Centre (Londres), Haus der Kulturen der Welt (Berlim) e Kennedy Center (Washington DC).
Ao longo da sua carreira, acompanhou artistas como Maria Bethânia, Nana Caymmi, Elza Soares, Dori Caymmi, Simone, Zélia Duncan, Dona Ivone Lara, Elton Medeiros, Monarco, Luca Argel, Zé Renato, Roberta Sá, Nicolas Krassik, Trio Madeira Brasil, entre outros.