PORTO CELLO FESTIVAL

Missões paralelas

PORTO CELLO FESTIVAL

MISSÕES PARALELAS

O festival pretende utilizar os palcos da cidade do Porto e Matosinhos para partilhar diferentes causas relacionadas com a inclusão social e a sustentabilidade ambiental através das parcerias com o CIIMAR: Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e Sorrisos d’Arte, fomentando assim uma atitude mais sustentável com preocupação para problemas tanto sociais como ambientais. 

Logo

Sorrisos d’Arte

A parceria com a Sorrisos d’Arte, associação que tem vindo a ter uma atividade regular e já conta com várias apresentações por território nacional, disponibiliza-nos as ferramentas necessárias para realizar atuações em locais como lares de idosos, centros oncológicos e outras instituições da mesma natureza. Desta forma, a Sorrisos d’Arte levará os artistas do Porto Cello Festival a dinamizar os espaços dos seus beneficiários.



PORTO CELLO FESTIVAL

MISSÕES PARALELAS

O Porto Cello Festival apresenta também uma missão para com a sustentabilidade ambiental e um cuidado mais atento para com o nosso planeta. Esta é uma componente que está em construção, mas através da sensibilização e consciencialização para esta questão, o objetivo é mostrar de que forma é que podemos marcar a diferença através de pequenos gestos e a mudança de pequenos hábitos que vão diminuir o nosso desperdício e encaminhar-nos para uma vida mais ecológica. Apresentar ideias, soluções práticas e diferentes hábitos para uma vida mais sustentável e para que a alteração ao nosso quotidiano seja significativa e favorável ao ambiente para uma melhoria da pegada ambiental. Este é um caminho para a obtenção de edições futuras desperdício zero sempre focadas na mudança e na constante atualização.

No Porto Cello Festival:

  • O Festival está organizado por zonas (uma diferente por dia) para permitir que as pessoas se desloquem a pé, permitindo uma fácil mobilidade entre cada um dos espaços em que acontecem as atividades do Festival.
  • Utilização de QRCode e site oficial do festival para que possamos minimizar ao máximo o uso do papel;
  • Promoção da apanha do lixo na praia de Matosinhos;
  • Promoção de piquenique sustentável;
  • Sugestão de lojas sustentáveis e a granel;
  • Mobilidade maioritariamente através de transportes públicos e bicicleta para fácil e sustentável deslocação;
  • Existência de pontos do festival em que há o depósito de roupas ou outros bens que já não são mais necessários em casa e são posteriormente entregues a instituições;
  • Existência de espaço  próprio do festival em que há a troca ou venda de partituras, livros e roupas em 2ª mão (por exemplo, roupa de concerto);
  • Disponibilização de ideias, soluções práticas e diferentes hábitos para uma vida mais sustentável e favorável ao ambiente.

Como foi dito anteriormente, a componente da Sustentabilidade presente no Porto Cello Festival está em construção e todas as ideias são bem-vindas! Deixa aqui a tua sugestão!

“Se a cultura é a melhor expressão da humanidade, então naturalmente deve participar neste esforço de mudança e consciencialização.”, de Sobressalto – O projeto do Gerador e da Associação ZERO que une a cultura e o ambiente – em Breve introdução às boas práticas ambientais para a comunidade cultural



Traz a tua causa ao Porto Cello Festival!

Partilhem connosco aqui para podermos divulgar e, quem sabe, desenvolver e criar em conjunto!