Jeremy Lake

icones_bio

Orquestra Metropolitana de Lisboa
Orquestra Gulbenkian

icones_bio

Academia Nacional Superior de Orquestra

Jeremy Lake começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade. Em 1986, com uma bolsa do Royal College of Music, estudou com Joan Dickson em Londres. O prémio Martin Musical Trust permitiu-lhe continuar a frequentar o Royal College. Recebeu vários prémios, nomeadamente nas áreas da música de câmara e da música contemporânea. Foi escolhido pelo Royal College of Music para participar num ensemble de violoncelos com o célebre Mstislav Rostropovitch, tocando música de Heitor Villa-Lobos. Ao mesmo tempo, fundou um trio de piano com o seu pai, o pianista Ian Lake, e a violinista Frances Mason, ambos professores do Royal College of Music. Em 1991, foi finalista do concurso European Music for Youth, participando na final na Purcell Room de Londres.

Tocou com várias orquestras, incluindo a Royal Philharmonic Orchestra e a City of Birmingham Symphony Orchestra. Tocou também em concertos como solista e deu recitais a solo em vários festivais de música na Grã-Bretanha, Dinamarca e Portugal. Foi membro do Quarteto de Cordas Alba e do Delphos Music Group International, com os quais realizou várias digressões pela Europa.

Em 1998, integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa e foi professor na Academia Nacional Superior de Orquestra. Iniciou a sua colaboração com a Orquestra Gulbenkian em 2001, tornando-se membro efetivo em 2005.

Eventos em que participa