João Cunha
violoncelista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
é convidado regular de diversas orquestras profissionais, destacando-se Orchestre Royal de Chambre de la Wallonie, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Brussels Philharmonic Orchestra, Bournemouth Symphony Orchestra e Austalian Chamber Orchestra
Nascido em 1993, inicia seus estudos musicais aos seis anos de idade na sua cidade natal, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga. Em 2011, prossegue os seus estudos superiores musicais na Universidade do Minho, sob a orientação do professor Pavel Gomziakov. Depois de terminada a licenciatura, continuou a sua valorização artística e interpretativa sob a orientação do violoncelista internacional David Cohen, no Conservatoire Royal de Mons (Bélgica).Posteriormente, foi aceite num programa de especialização em orquestra entre a Guildhall School of Music and Drama e a London Symphony Orchestra onde teve como principal mentor a violoncelista Rebecca Gilliver. Além disso, participou em diversas masterclasses com alguns dos melhores intérpretes da atualidade como Claudio Bohórquez, Rafael Figueroa, Rebecca Gilliver e Robert Nagy.
Entusiasta músico de câmara, João Cunha já se apresentou em diversos países como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Reino Unido e Japão. Foi convidado a se apresentar no Festival Les Sons Intensifs2017 (Bélgica) e no Pacific Music Festivalem 2018 e 2019. Mais recentemente, foi solista convidado da temporada 2021/2022 da Sinfonietta de Braga.
Desde 2015, vem estabelecendo uma vasta experiência em orquestra. Foi membro da Britten Pears Orchestra2017 e do Pacific Music FestivalAcademy durante as temporadas de 2018 e 2019 onde teve a oportunidade de ser violoncelista principal. Conjuntamente, é convidado regular de diversas orquestras profissionais, destacando-se Orchestre Royal de Chambre de la Wallonie, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Brussels Philharmonic Orchestra, Bournemouth Symphony Orchestra e Austalian Chamber Orchestra, nas quais teve a oportunidade de trabalhar com maestros de renome internacional, como Michael Sanderling, Kirill Karabits, Thomas Sondergard, John Storgards, Mikhail Jurowski, Marin Alsop, Christoph Eschenbach, Michael Tilson Thomas, Valery Gergiev, entre outros.
Atualmente, João Cunha é violoncelista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e, simultaneamente, participa e desenvolve vários projetos educativos e de música de câmara no seu país de origem.