Luís Carvalho

icones_bio

Maestro, compositor e clarinetista

 

Maestro, compositor e clarinetista, Luís Carvalho distingue-se como um dos mais versáteis músicos portugueses da sua geração. Apresentou-se em recitais e concertos um pouco por todo o mundo, muitas vezes estreando as suas próprias obras e de outros compositores contemporâneos portugueses e estrangeiros, várias a si expressamente dedicadas.

Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro (2015), tem recebido diversas distinções como o Prémio para o melhor aluno do curso (ESMAE/Porto/1994) e o Troféu Prestígio pela sua carreira dedicada à música (2013), atribuído pelo jornal nortenho Audiência. Igualmente galardoado em diversos concursos, destacam-se os prémios obtidos no Concurso de Interpretação do Estoril (2001), no 4º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (2009), na edição inaugural do Prémio de Composição Francisco Martins da Orquestra Clássica do Centro (Coimbra/2017), no Winds Composition Contest Saxony (Dresden, Alemanha/2023), e ainda uma nomeação para o Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA-RTP/2012). Vencedor da Audição para Jovens Maestros organizada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (2010), foi, também, finalista do Concurso Internacional de Direcção de Orquestra Hans von Bülow (Itália/2021).

Dirige as mais importantes orquestras nacionais, e no estrangeiro apresentou-se na Rússia, Eslováquia, Hungria, Itália, Espanha e Finlândia. É fundador e director artístico/musical da Camerata Nov’Arte (Porto), grupo com o qual, para além de estabelecer uma firme carreira nacional, realizou já duas aclamadas digressões internacionais, ao Brasil (Espírito Santo) em 2013, e à Eslováquia em 2019. O repertório que aborda é vasto e ecléctico, estendendo-se do barroco à contemporaneidade e inclui várias primeiras audições absolutas. Colabora igualmente com conceituados solistas nacionais e estrangeiros, tendo participado nos mais destacados festivais portugueses, tais como os do Estoril, Alcobaça (Cistermúsica), Póvoa de Varzim, Espinho, Algarve, Paços de Brandão, Guimarães, Marvão, Festivais de Outono (Aveiro), Dias da Música (CCB) e Festival Jovens Músicos (RDP-Antena 2/Lisboa). No estrangeiro, apresentou-se no Festival de Macau, Festival de Inverno de Domingos Martins (Brasil), Festival Musica de Estrasburgo (França), ClarinetFest–Madrid (Espanha) e Musique en Guyenne (Monflanquin/França).

 

Igualmente reconhecido como compositor, obras suas têm sido apresentadas um pouco por toda a Europa e Américas (EUA, Brasil, Venezuela), por intérpretes e agrupamentos de reconhecido mérito. O seu catálogo, editado pela AvA Editions (Portugal), Universal Edition (Áustria) e Molenaar (Países Baixos), inclui obras para orquestra, banda, música de câmara, solos e diversos arranjos, orquestrações e revisões, a maioria das quais resultado de encomendas de importantes instituições e solistas de craveira. No âmbito da sua investigação para doutoramento concebeu uma reinvenção dos esboços para grande ensemble, baseada nos rascunhos deixados por Gustav Mahler para a derradeira e inacabada Sinfonia nº10, em fá# maior. Esta nova versão foi estreada pelo próprio em 2014, dirigindo a Camerata Nov’Arte.

Carvalho participa em cerca de uma vintena de CDs, quer como clarinetista, maestro ou compositor, e em etiquetas como NUMÉRICA, CASA DA MÚSICA, AFINAUDIO, AVA, PUBLIC ART e MOLENAAR.

É docente da Universidade de Aveiro e investigador do INET-md.

www.luiscarvalho.com

Eventos em que participa