Maria de Macedo
Foi membro da Orquestra Sinfónica do Porto, Nacional de Lisboa e Professor do Conservatório Nacional de Lisboa. Foi co-solista da Orquestra Gulbenkian durante doze anos.
Em 2001 criou o Fórum do Violoncelo de Espanha, que continua a funcionar sob a designação de "Violoncelo León" e é uma referência para os estudantes de violoncelo dos conservatórios espanhóis.
Iniciou os seus estudos de violoncelo no Porto (Portugal) até obter a nota máxima com a Professora Madalena Costa. Ganhou o prémio “Suggia” e tocou o concerto de Elgar no violoncelo “Montagnana” de Suggia.
Estuda em Paris e Genebra com Pierre Fournier e continua nos Estados Unidos da América (Bloomington) com um “Diploma de Violoncelo”. (Bloomington) com uma bolsa de estudos “Fullbrigt’s” como aluna e assistente de Janos Starker
Em música de câmara, recebeu aulas de G. Sebök, B. Greenhouse e M. Pressler. Em música antiga com Safford Cape na Bélgica. Foi membro do “Grupo de Musica Antiga de Lisboa” tocando Viola da Gamba.
Nas décadas de 1950-60 desenvolveu uma intensa atividade como solista, com recitais, concertos de orquestra e gravações discográficas. Esta atividade culminou com a sua apresentação no Wigmore Hall em Londres com Sequeira Costa.
Foi membro da Orquestra Sinfónica do Porto, Nacional de Lisboa e Professor do Conservatório Nacional de Lisboa. Foi co-solista da Orquestra Gulbenkian durante doze anos.
Residente em Madrid (Espanha) desde 1976, participou em grupos de música de câmara e, como professora, contribuiu para a formação de prestigiados violoncelistas espanhóis
Integrado num sexteto de cordas percorreu toda a Espanha tocando os dois sextetos de Brahms, culminando em Madrid, no Palácio Real, utilizando o famoso Stradivarius.
Em 2001 criou o Fórum do Violoncelo de Espanha, que continua a funcionar sob a designação de “Violoncelo León” e é uma referência para os estudantes de violoncelo dos conservatórios espanhóis.
Em Portugal (Porto), criou a “Fundaçäo Franz Schubert” organizando Masterclasses com os mais prestigiados violoncelistas como L. Claret, M. Coppey, C. Bohorquez, T. Tsutsutmi, Sung Won Yang, C. Coin e D.Grosgurin.
Atualmente dá cursos em diferentes países.