Varoujan Bartikian
1º violoncelo solista da Orquestra Gulbenkian
PROFESSOR DE violoncelo na Escola Superior de Música de Lisboa.
Varoujan Bartikian nasceu na Arménia e iniciou os seus estudos na Escola Especial de Música Tchaikovsky sob a orientação de Alexander Tchauchian. De 1978 a 1983, frequentou o Conservatório de Música Komitas em Yerevan. Em 1977, venceu o Concurso de Violoncelo da Transcaucásia em Tbilissi e, em 1981, participou no Concurso da República Soviética de Tbilissi, tendo obtido o 3º Prémio e um prémio especial pela sua interpretação dos 24 Prelúdios do compositor georgiano Sulkan Tsintsadze. Após a sua licenciatura em 1983, continuou a sua formação, obtendo o grau de Mestre em Violoncelo e em Ciências Musicais, nas áreas de Teoria da Interpretação e Metodologia do Ensino.
Varoujan Bartikian é membro fundador do Quarteto de Cordas de Yerevan, formado em 1982. Este quarteto venceu o Concurso Borodin de 1983. Em 1988 começou a lecionar violoncelo no Conservatório Komitas, cargo que ocupou até se mudar para Portugal em 1989, altura em que integrou a Orquestra Gulbenkian, com a qual também se apresentou como solista. Tocou com a Orquestra Filarmónica Arménia, sob a direção de John Nelson, e gravou para a RDP – Antena 2.
Em 1991, formou o Bartikian Trio, com o pianista Michel Gal e a clarinetista Esther Gerogie. Em 2013, fundou o Trio Aeternus com o violinista Alexander Stewart e o pianista Lucjan Luc. Gravou várias obras de António Victorino d’Almeida para a etiqueta Numérica.
Varoujan Bartikian é 1º violoncelo solista da Orquestra Gulbenkian e lecciona violoncelo na Escola Superior de Música de Lisboa.