TATIANA LEONOR

icones_bio

Professora dos Violoncelos 1/8 do Porto Cello Festival

 

Tem no ensino do violoncelo e de música de câmara o seu principal foco e interesse, procurando a constante atualização dos seus conhecimentos nestas áreas através de cursos e conferências em Portugal e no estrangeiro. 

É regularmente convidada para orientação de Masterclasses, Estágios e direções artísticas de projetos de orquestras e ensembles de violoncelo a nível nacional. Os alunos da sua classe têm sido galardoados com inúmeros prémios em Concursos de violoncelo em Portugal. 

Recentemente terminou o Curso de Yoga e Meditação para crianças na Escola Sunshine Yoga em Lisboa. 

Natural da Covilhã, iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Artes da Beira Interior onde estudou com Miguel Matias e Filipe Quaresma. Terminou a Licenciatura em Música – Violoncelo na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo na classe do professor Jed Barahal e Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro. 

Ao longo da sua formação académica frequentou Masterclasses com diversos professores, entre eles Paulo Gaio Lima, Jian Wang e Xavier Guanepain. Destacam-se as suas participações no estágio APROARTE sob a direção de Ernest Schell (tutti e chefe de naipe), Young Franco-German Philarmonics em Bayreuth (chefe de naipe), International Orkest Historische Muziek no Conservatório Superior de Bruxelas sob direcção de Sigiswald Kuijken e ainda, sob a formação de quarteto de cordas, masterclass com os membros do quarteto Borodin. Obteve o 1º prémio de Música de Câmara no Prémio Jovens Músicos – nível médio (2005) e foi membro da Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Clássica de Espinho. Colabora com grupos de música de câmara de violoncelos e orquestras nacionais enquanto músico convidado. 

Atualmente lecciona as disciplinas de música de câmara e violoncelo na Escola Profissional Metropolitana e violoncelo e classe de conjunto de violoncelo na Academia de Música de Lisboa. Nestas exerce, respectivamente, a coordenação dos departamentos de música de câmara e violoncelo.



Eventos em que participa