ANA RAQUEL PINHEIRO
Violoncelista DE Camomila (para embalar seres de todos os tamanhos)
Iniciou os estudos de violoncelo aos 12 anos na Escola Profissional de Artes da Beira Interior com o prof. Rogério Peixinho. Licenciou-se em violoncelo na Escola Superior de Artes Aplicadas, na classe dos professores Miguel Rocha e Catherine Strynckx. Concluiu o Curso “Biennio di Specializzazione” em Milão, Itália, com a classificação máxima na Scuola Civica di Musica di Milano na classe de violoncelo barroco do prof. Gaetano Nasillo e mais tarde frequentou o Curso de Mestrado/Master, violoncelo moderno, na Academia Nacional Superior de Orquestra/Universidade Lusíada com o professor Paulo Gaio Lima tendo realizado o exame/recital final de curso com a classificação de 18 valores.
Premiada no Concurso Internacional de Arcos Júlio Cardona 2001 com o 2o prémio e Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian ao longo de vários anos, obteve também uma bolsa de mérito da Fondazione Marco Fodella em Itália.
Lecciona violoncelo na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) e na Academia de Música de Santa Cecília (AMSC) onde dirige a Inic. Orquestra de Cordas sendo também coordenadora da classe de cordas. Leccionou também no Conservatório de Música da Metropolitana e tem sido regularmente convidada para orientar Masterclasses de violoncelo e Workshops de norte a sul de Portugal, nos Açores e ainda em países como Moçambique e Finlândia. Convidada a integrar júris de concursos como o PJM 2015, categoria de música barroca, e também convidada como Formadora de docentes em ações promovidas pela Casa Pia de Lisboa.
Frequentou master-classes com violoncelistas tais como Roel Dieltiens, Jeroen Reuling, Rainer Zipperling, Itziar Atutxa, Jed Barahal, Xavier Gaigne-Pan, Antonio Meneses, Márcio Carneiro, Jian Wang, Anner Bylsma, Ivan Monighetti, Luis Claret, Cristoph Coin, etc.
Colaborou com prestigiadas orquestras nacionais tais como Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, etc. e com agrupamentos e orquestras em Espanha e Itália incluindo La Risonanza (IT), La Verdi (IT), Academia Montis Regalis (IT), Orquestra Barroca de Salamanca (ES), El Arte Musico (ES), I Musici di Santa Pelagia (IT), Atalanta Fugiens (IT), La Divina Armonia (IT) entre outras. Tocou em algumas das mais importantes salas de concerto em Portugal, Espanha, Itália e por toda a Europa tendo trabalhado igualmente com conceituados maestros: Osvaldo Ferreira, Cesário Costa, Christopher Bochmann, Ernst Schell, Lorenzo Ghielmi, Stefano Montanari, Enrico Onofri, Alessandro DeMarchi, Vanni Moreto, Fabio Bonizzoni, Michel Corboz, Pedro Amaral, Pedro Neves, Pedro Carneiro, Michael Zilm, Lawrence Foster, Emilio Pomarico, etc.
Tem-se apresentado em recitais a solo como por exemplo no Museu Calouste Gulbenkian e Integrando diversos agrupamentos de música de câmara e diversas orquestras em Portugal, Espanha e Itália gravou para editoras internacionais como Passacaille, Dynamic, Urania Records, Verso, Naxos, etc.
É membro do Quarteto Arabesco, da Orquestra Municipal de Sintra, da Orquestra Barroca Divino Sospiro, Músicos do Tejo, da Lisbon Film Orchestra, tendo colaborado também com alguma regularidade com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, etc.
É ainda representante do serviço educativo do CEMSP, Associação Divino Sospiro, e músico colaborador no projeto da Orquestra de Camara Portuguesa “Novos Horizontes”. Concebeu projetos tais como “Contar uma Serenata Barroca” (produção para escolas) para o qual obteve o apoio do Ministério da Educação e é autora de guiões de espetáculos musicais destinados aos mais novos e jovem público como os “Concertos para Famílias” no PNQ.
Autora do livro “O Violoncelo: jogos para miúdos / prescrições para graúdos” publicado pela editora Gradiva em 2016 e autora da “Caderneta de TPC” publicada em 2018. Dedica-se também ao desenvolvimento e criação de material pedagógico sendo fundadora da empresa portuguesa de material didático Analógica (www.analogica-online.com).