Maria Ferré

icones_bio

Solista internacional

icones_bio

Instrumentista de teorba e guitarra barroca

Nascida na Catalunha, Maria Ferré completou os seus primeiros estudos de guitarra clássica no Conservatório Superior de Música do Liceu (Barcelona-ES). Começou a estudar alaúde e outros instrumentos dedilhados históricos com o Prof. Rolf Lislevand na HFM Trossingen (Alemanha) em 1999. Hopkinson Smith na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça) de 2003 a 2006. 

Maria Ferré apresenta-se com um vasto repertório que vai da música medieval tardia às composições barrocas. Colabora, entre outros, com colegas de renome internacional, como Carlos Mena, Magdalena Kožená, Philippe Jaroussky, Patricia Petibon, Ann Hallenberg, Paolo Pandolfo, Maria Cristina Kiehr, Lorenz Duftschmid ou conjuntos como o Freiburger Spielleyt, A Corte Musical, Il Fuoco Eterno e os seus conjuntos co-fundados La Traditora, l’Art du Bois e o Duo M&M. Com estes artistas, actuou no Festival de Schwetzingen (SWR), Tamburi Mundi Freiburg (SWR), Arithmeum Bonn (WDR), no Festival de Göttingen e no Festival de Música Antiga de Zurique (SRF).

Participou em numerosos projectos musicais com várias orquestras em toda a Europa, como por exemplo Orquestra Barroca de Ambronay dirigida por Cristophe Rousset, Orquestra de Câmara Norueguesa dirigida por Fabio Biondi, La Cetra Barockorchester Basel dirigida por Andrea Marcon, com a Orquestra Barroca de Friburgo, com a Orquestra Barroca de Veneza, com o Concerto Köln, com a Cappella Mediterranea, no Teatro de Basileia, no Concertgebouw de Amesterdão, no Auditório de Madrid, no Palau de la Música de Barcelona, na Ópera de Frankfurt/Main, no Wigmore Hall de Londres, na Nationale Opera & Ballet de Amesterdão e no Carnegie Hall de Nova Iorque.

Em outubro de 2006, Maria Ferré venceu o Concurso Van Wassenaer (Den Haag), em setembro de 2007 o Concurso Nervi (Génova) e em agosto de 2009 o Concurso de Música Antiga (Bruges), juntamente com o Ensemble L’Art du Bois. Esta artista multitalentosa pode agora ser ouvida em numerosas gravações em CD. Para além das suas actividades artísticas, Maria Ferré ensina alaúde e guitarra antiga na Escola de Música e Conservatório de Berna (Konsibern) e guitarra na Escola de Música de Birsfelden (Suíça).

Eventos em que participa