mrika Sefa
Piano
Mrika Sefa nasceu no Kosovo, onde começou o seu percurso musical, com o professor Besim Qorri. Posteriormente, foi aluna do professor Misbah Kaçamaku no Conservatório de Música de Pristina (Kosovo), antes de ingressar na Academia de Música em Basileia (Suíça). Ainda na Suíça e, enquanto bolseira da B.O.G. (Stiftung Basler Orchester-Gesellschaft) e da Fundação atDta, teve a oportunidade de completar a licenciatura na Universidade de Artes de Berna e o mestrado na Universidade de Lucerna.
De entre os professores com os quais trabalhou, sobressaem os seguintes pianistas: Maria João Pires, Konstantin Lifschitz, Lilit Grigoryan, Caspar Frantz, Miguel Borges Coelho, Tobias Schabenberger, Ermis Theodorakis, Laszlo Gyimesi, Patricia Pagny, Ronald Brautigam, Claudio Martinez Mehner e Marta Zabaleta.
No âmbito da música de câmara, teve ainda aulas com especialistas da área, tais como: Marc Coppey, Christophe Coin, Peter Bruns, Maria de Macedo, Paulo Gaio Lima, Christian Giger, Emmanuelle Bertrand, Caspar Frantz, Anton Kernjak, Afonso Fesch, Isabel Charisius, Sebastian Hamann, Pierre Sublet, Wolfgang Rihm, Eduardo Torbianelli, Ina Dimitrova, Ulrich Fussenegger, Florian Hölscher, Peter Rundel, entre outros.
Entre os diversos prémios que arrecadou, destacam-se: 1o prémio no concurso de piano Yamaha, em 2015 (Berna, Suíça); 2o prémio no Concours Musical de France (Paris), em 2013; 1o prémio no The Young Pianist 2009 (Pristina, Kosovo); 3o prémio na categoria solo e 1o prémio na categoria de quatro mãos no Concurso Internacional para Jovens Músicos (Citta di Barletta, Itália) e o prémio interpretação mais inovadora e emocionante, no concurso Hella Siegerist (Lucerna, Suíça).
No ano 2011 fundou o festival Rockin’ Hood (Kosovo), festival de beneficência de rock alternativo, e, em 2019, criou o Insimul, ciclo de concertos de música de câmara realizado na Casa das Artes (Porto).
Mrika dedica grande parte do seu tempo à música de câmara, trabalhando regularmente com canto (Lied), em contexto de ensemble e em duo com violoncelo. Em 2018 fundou o Duo Litanei, juntamente com o violoncelista Hugo Paiva.
Atualmente, apesar de residir em Leipzig (Alemanha), divide a sua vida profissional entre Portugal, Alemanha e Kosovo.