PEDRO CAMPOS FERNANDES

icones_bio

Violoncelista do Cello express ensemble

Pedro Campos Fernandes é um violoncelista português radicado em Lucerna, Suíça. Descrito pelo violoncelista Guido Schiefen como caracterizado pela sua “inteligência, temperamento e conhecimento de estilo”, tem vindo a crescer no panorama do violoncelo português e internacional, colaborando com várias orquestras e sendo premiado em diversos concursos. 

Nascido em 1999, completou os seus primeiros anos de estudo de violoncelo na sua cidade natal, Lisboa, antes de ser aceite na altamente competitiva classe de violoncelo de Filipe Quaresma, no Porto, onde se licenciou com nota máxima. 

Como solista e músico de câmara tem sido convidado a atuar em múltiplos festivais de música; caso do Porto Cello Festival, Cellofest.fi, Harmos Festival, etc. Durante estas experiências teve também a oportunidade de trabalhar com grandes violoncelistas como Martti Rousi, Claudio Bohòrquez, Jian Wang, Mats Lidström e muitos outros. Pedro também se apresentou recentemente a solo no Berner Stadt Casino ao lado da orquestra da Academia Filarmónica Suíça.

Na cena orquestral, foi estagiário da orquestra Gulbenkian, onde continua a ser regularmente convidado a tocar. Desde que se mudou para a Suíça, colaborou com várias orquestras como a Luzerner Sinfonieorchester, a Luzern Sinfonietta ou a Fribourg Film Orchestra. Ao longo da sua experiência orquestral, teve a oportunidade de trabalhar com vários maestros de renome mundial, como Lorenzo Viotti, Michael Sanderling e Myung-whun Chun. 

 Pedro Fernandes participa em vários grupos de música de câmara como o Duo Carlos Paredes, o Porto Cello Festival Ensemble, o Filum Quartet e Musica Libera. Atualmente frequenta o Mestrado em Performance de Música Clássica na Hochschule Luzern, onde tem trabalhado com Christian Poltéra, Claudius Hermann e Guido Schiefen.

Eventos em que participa