
PEDRO CAMPOS FERNANDES
Violoncelista do Ensemble de Violoncelos do Porto Cello Festival
Descrito pelo violoncelista Filipe Quaresma como dotado de “um imenso talento natural” com uma “elegância e bom gosto que se impõe em tudo o que faz”, Pedro Fernandes tem vindo a crescer no panorama do violoncelo português e internacional, sendo premiado em vários concursos.
Nascido em Julho de 1999, estudou com Daniela de Brito, Ricardo Mota e Marco Pereira, antes de ser aceite na classe de Filipe Quaresma na ESMAE, onde se graduou com pontuação máxima. Como solista e músico de câmara, trabalhou com grandes nomes como Claudio Bohórquez, Christian Poltéra, Martti Rousi, Mats Lidström e John Thorne. Na cena orquestral, foi estagiário na Orquestra Gulbenkian, tendo também participado em várias jovens orquestras. Em 2020 fundou o Ensemble Pessoa e em 2021 participou na criação da associação de voluntariado artístico “Sorrisos d’Arte”, onde é voluntário.
Recentemente tocou no KKL Luzern como parte de Luzern Sinfonietta e trabalhou numa gravação e estreia promovida pelo ensemble “Contratempus” de uma ópera para soprano, piano, violoncelo e clarinete.
Desde Setembro de 2021, estuda Mestrado em Performance Musical Clássica na Hochschule Luzern, Suíça, sob a orientação de Guido Schiefen.